A corrida é uma das atividades físicas mais completas em benefícios para a saúde e a boa forma, além de ser também uma das mais gratificantes. Além de se manter saudável e perder as gorduras que tanto incomodam. Há uma série de evidências científicas que provam que há mais benefícios da corrida ou quaisquer exercícios intensos praticados regularmente que qualquer pílula que um médico possa prescrever. Ela é um dos exercícios físicos mais eficientes para quem quer perder peso com saúde. Correr acelera o metabolismo, fazendo a queima de calorias acontecer mais eficientemente. O aumento do metabolismo, provocado pela corrida, faz com que o organismo continue acelerado por mais alguma horas após o exercício. Ou seja, não é só durante a corrida que há queima de gordura. Por isso é tão importante a regularidade da atividade física, e não a quantidade de horas feitas num mesmo dia. Praticantes afirmam que o exercício torna-se um estilo de vida ao longo do tempo, e especialistas asseguram que este estilo de vida serve para melhorar o condicionamento aeróbico e aumentar a atividade das enzimas e hormônios que estimulam os músculos e o coração a trabalhar melhor, entre outros benefícios.
Quem pode fazer?
Para aqueles que já caminham e que possuem melhor condicionamento físico, a corrida passa a ser natural, pois o esforço exigido para manter a mesma frequência cardíaca no treino obriga a acelerar o passo. A pessoa estará pronta para correr após, pelo menos, duas semanas de caminhadas ou alguma outra forma de exercício regular (cerca de 30 minutos por dia, quatro ou cinco dias por semana). Isto vai diminuir o risco de se machucar;

Correr traz muitos benefícios para a qualidade de vida:
- Reduz o peso corporal
- Melhora o nível de colesterol
- Aumenta a capacidade cardiorrespiratória
- Reduz os riscos de enfarte
- Aumenta a massa muscular
- Reduz a variação da pressão arterial de repouso
- Ativa a circulação sanguínea, diminuindo problemas do coração
- Melhora a função do rim, que filtra o sangue e reduz o número de substâncias tóxicas que circulam pelo corpo
- Melhora a qualidade do sono
- Estimula a formação de massa óssea ajudando a prevenir lesões como a osteoporose
- Melhora a auto-estima
- Aumenta o condicionamento físico
- Proporciona sensação de bem-estar
- Diminui o stress e melhora a depressão
- Aumenta a eficiência do metabolismo

Antes da corrida
Uma corrida perfeita é aquela onde não há lesões ou cansaço excessivo, o risco de leões aumentam de acordo com a intensidade da corrida e seu tempo, então o necessário é fazer alongamento para preparação do corpo.Ideal é consumir alimentos ricos em carboidratos que são absorvidos lentamente pelo organismo. Assim, eles serão liberados aos poucos durante a corrida, evitando-se a hipoglicemia (queda da taxa de glicose no sangue).Para não correr o risco de sentir fome na hora da corrida, coma uma fruta 15 minutos antes do treino. Não é indicado comer alimentos pesados e de difícil digestão.Trace uma rota segura e use roupas de tecidos leves e confortáveis, e tênis apropriados para corrida.
Duração do exercício
O tempo da corrida vai depender da capacidade de cada um: o importante é não exagerar e reconhecer os sinais de fadiga que o organismo emite em caso de excesso. O ideal é que se façam sessões de 30 a 45 minutos, de 3 a 4 vezes por semana.
Depois da corrida
Após a corrida, é muito importante que se façam alongamentos, para evitar lesões. Além disso, deve-se beber água para hidratar o corpo e fazer uma refeição leve para repor os nutrientes perdidos.

Corrida em Cascavel
Ocorreu a primeira corrida organizada pela a Zero Açucar este ano, e com todo o sucesso que foi, a segunda corrida já tem data, acontecerá no dia 16 de fevereiro de 2020. Os treinos já estão acontecendo, então interessados entrar em contato com nossa equipe de organização, e venha prestigiar esse momento conosco.
Deixe seu comentário