Importância do alongamento durante o trabalho

6 de fevereiro de 2023

Hábitos simples na rotina de trabalho, pode te deixar livres das dores e com uma melhor postura. Saiba mais!

É sabido a importância do alongamento antes e depois de realizar qualquer atividade física, a fim de conseguir uma melhor performance e, principalmente, evitar lesões. Porém, é fundamental realizar alongamento durante o trabalho.

Muitas pessoas desenvolvem o trabalho na mesma posição, por pelo menos, 8 horas diárias. Sentir dores nos ombros, próximo aos pulos ou na coluna, pode ser consequência disso. Trabalhar o dia todo sentado, repetindo os mesmos movimentos, pode ser muito prejudicial à saúde.

Por isso, é muito importante realizar alongamento ao longo do dia. O alongamento oferece diversos benefícios para a saúde. Ao inseri-los em sua rotina, você irá perceber diminuição de tensões, melhor ativação sanguínea, melhorias de problemas posturais e, inclusive, melhor funcionamento dos órgãos vitais.

Além disso, o alongamento mantém os músculos maleáveis, o que facilita, e muito, a mobilidade e, faz com que a transição da inatividade para a atividade seja realizada sem sobrecarregar o corpo.

Mas, como alongar durante o trabalho?

Sabíamos que esta dúvida surgiria e, é claro, que iremos passar algumas orientações para que você possa iniciar este novo hábito em sua rotina de trabalho. O ideal é que você consiga realizar uma série de exercícios simples, antes de iniciar o trabalho e em pequenas pausas ao longo do dia

Inicie pelo alongamento do pescoço. A musculatura dessa região costuma ser bem afetada pelo estresse diário e de uma má postura, principalmente, para quem trabalha em frente ao computador. Para alongar o pescoço, sente-se e apoie as costas no encosto da cadeira, com a coluna reta, gire o pescoço de um lado para o outro e depois de cima para baixo, em movimentos lentos.

O próximo passo é alongar os braços, ombros e pulsos. Sente-se e com as costas bem retas e apoiadas, coloque um braço atrás da cabeça com o cotovelo apontando para o alto e, com a outra mão, segure o cotovelo por alguns segundos. Anda sentada, apoie suas mães sobre as pernas e vire os ombros para frente e pata trás.

Para alongar os pulsos, estique o braço, deixando a palma da mão virada para fora e os dedos para cima, puxando-os com a outra mão. Realize o mesmo movimento com os dedos virados para baixo.

Alongar o tronco é muito importante para saúde da sua coluna e para manter melhor postura no dia a dia. Sente-se e coloque as mãos atrás da cabeça, forçando o tronco para trás, fechando bem as escápulas (costas) e abrindo o peitoral. Depois, desencoste e fique no centro da cadeira, torça o tronco, coloque uma das mãos atrás do encosto e olhe para trás.

Não podemos esquecer das pernas e pés, tanto para quem trabalha sentada ou pé. Sentada, apoie o tornozelo na coxa e, com uma das mãos, pressione o joelho para baixo. Após isso, sente-se no meio da cadeira, estique bem as pernas e apoie o calcanhar no chão, apontando as pontas dos pés para cima e depois para baixo.

Aproveite essa mesma posição, tire os pés do chão e realize movimentos circulares, virando os pés em sentido horário e depois em sentido anti-horário.

Percebeu como são hábitos simples, mas que fazem total diferença em sua rotina de trabalho? Que tal inserir estes alongamentos nos seus dias? Faça um teste por 15 dias e, sem dúvida, você já irá sentir uma melhora significativa. Claro que, quando isso se tornar um hábito, os benefícios serão ainda melhores. Cuide-se, sua saúde agradece!