Benefícios de ouvir música durante o treino

10 de maio de 2022

Criar o hábito de ouvir músicas durante a prática de atividades físicas pode ajudar em seus resultados. Saiba mais!

Tempo de Leitura: 2min59seg

Leia Ouvindo: Rain on Me – Lady Gaga feat. Ariana Grande

Praticar atividades físicas é de extrema importância, independentemente do tipo ou modalidade que você escolha, priorize algo que te dê prazer. Com uma playlist de músicas que você gosta, isso pode ser potencializado, sabia?

A atividade física não está ligada apenas à prática de um esporte, diversas atividades cotidianas, como caminhar com seu pet, limpar a casa, ir caminhando para o trabalho, são formas de manter o corpo em movimento e ótimas oportunidades para ouvir suas músicas.

A música tem o poder de promover benefícios à saúde, ela pode ajudar no tratamento de dores emocionais, aliviar a ansiedade e o estresse, além de melhorar, inclusive, o humor e até um sono melhor.

Nos treinos, não seria diferente – confira 5 benefícios que ouvir músicas durante o treino pode proporcionar:

1 – Diminui a percepção de esforço

Praticar exercícios aliados a uma playlist que gosta, diminui a percepção de esforço, o que pode melhorar a performance no treino. Isso ocorre quando você executa os exercícios de forma fluida, aumentando a carga conforme a necessidade. Sempre com orientação profissional. 

2 – Ajuda a dar ritmo

Ouvir música durante a atividade física promove uma consciência corporal, além de estimular a área motora do cérebro. Sabemos que é fundamental manter o ritmo nos treinos, para que seja eficaz e com um ritmo musical, ajuda a aprimorar a execução dos exercícios, o que contribui em melhores resultados.

3 – Melhoram o humor

Muitas vezes, dá aquela preguicinha de ir treinar, não é mesmo? Principalmente, nos dias mais frios. Então, ouvir uma música que te anima, enquanto coloca a roupa do treino, já vai alterando o seu humor para sair de casa animada e com motivação para um super treino.

4 – Eleva os níveis de prazer durante o treino

O corpo acaba liberando menos hormônios relacionados ao estresse, como tensões, raiva e cansaço e, dessa forma, libera mais hormônios de prazer, que promovem sensação de felicidade, bem-estar, te dá mais vigor e, sem dúvida, com o ânimo mais elevado.

5 – Induz estar em movimento

Você irá perceber que com as músicas que mais te estimulam, você não vai querer ficar parada, não importa o quanto esteja sendo um treino puxado, o cérebro vai fazer você ficar com gosto de “quero mais”. Ao final do treino, vai perceber que o seu corpo ainda vai estar “animado”.

Viu como a música pode te ajudar? Melhor ainda, seus resultados serão mais satisfatórios quando realizar as atividades com prazer. Então, capriche na sua playlist, escolha as músicas que realmente te anima e se joga nos exercícios! Corpo em movimento é saúde!