E se eu te disser que o chocolate pode ser seu parceiro para acelerar o metabolismo e combater aquela gordurinha indesejada?
Não, não é pegadinha!
O doce, acredite, está na nossa lista de alimentos e a gente vai te explicar direitinho isso.
Embora as calorias sejam a porta para o sucesso (ou fracasso) da dieta, certos alimentos, inclusive calóricos, ajudam a queimar gordura.
O segredo é saber como incorporar eles em sua alimentação para colocar em prática uma das receitas mais inteligentes de perder peso: combinar alimentos que queimam gordura com exercícios regulares.
Não duvide que os resultados virão mais rápido do que você imagina!
Pode perguntar para nutricionistas ou o personal trainer da academia.
Mas existem outros motivos do que apenas emagrecer para acabar com o metabolismo lento. Bora entender melhor como tudo funciona ??
Metabolismo, o que é isso?
É quando o corpo decompõe os nutrientes que consumimos para ter energia. É o conjunto de transformações que sustentam a vida dentro das células do corpo.
Um metabolismo mais lento pode fazer a pessoa se sentir letárgica, estressada e até deprimida. Essa alteração hormonal pode afetar a circulação, provocar dores e desequilibrar todo o organismo.
Manter o metabolismo elevado ajuda o corpo a queimar mais calorias, resultando em perda de peso. Felizmente, alguns alimentos ajudam a atingir esse equilíbrio.
Os alimentos que queimam gordura são ricos em que?
- Fibras
- Ácidos graxos essenciais (como o ômega-3)
- Vitaminas e minerais (principalmente o cálcio)
- Proteínas (com pouca gordura saturada)
Agora conheça os 45 alimentos para acelerar o metabolismo:
Legumes e verduras
Os vegetais são os reis dos alimentos que queimam gordura. Quase todos legumes e verduras são ricos em vitaminas, minerais, fibras, além de possuírem poucas calorias.
1 – Feijão
Rico em fibras, ferro, potássio, proteína e magnésio. Entre todos, o preto é o melhor!
2 – Brócolis
Um impulsionador natural do metabolismo com componentes anticancerígenos.
3 – Repolho
É um dos vegetais que quase não contém calorias, mas satisfaz por muito tempo.
4 – Cenoura
Raízes mágicas que possuem tudo o que seu corpo precisa para se manter bem.
5 – Pepino
São ricos em água e pobres em calorias, o que é uma ótima notícia.
6 – Kale
Um tipo de couve que oferece uma bomba de vitamina C, além de potássio e magnésio.
7 – Cebola
Diurético natural que tem muitos componentes contra várias doenças.
8 – Espinafre
Contém os três nutrientes que turbinam o metabolismo: cálcio, zinco e ferro.
9 – Tomate
Cheio de licopeno que previne o câncer e é um antioxidante.
10 – Aipo
Também conhecido como mandioca ou aipim, um vegetal de baixa caloria e nutritivo.
11 – Lentilha
Possui uma concentração alta de proteína para quem deseja manter a dieta em dia.
12 – Alho
Estudos recentes mostram que o alho metaboliza o açúcar e ajuda a controlar os níveis de lipídios (gorduras) que circulam no sangue. Combinado a alimentos ricos em gorduras e carboidratos pode impedir que causem os estragos que são conhecidos por fazer. Ingerir alho pode ajudar a impulsionar o sistema imunológico, evitar doenças cardíacas, combater a inflamação e baixar a pressão arterial, entre outros.
13 – Edamame
É o grão de soja verde que contém muito magnésio e proteínas. Pode ser consumido torrado, seco ou cozido no vapor. Um nutriente subestimado!
Frutas
Quase todas têm um impacto positivo na perda de peso, pois possuem vitaminas, minerais e fibras. Consumir uma vez ou duas vezes por dia é a dose ideal!
14 – Toranja
Uma fruta da família dos cítricos rica em fibras, vitaminas e baixas calorias. Também conhecida como grapefruit, concentra enzimas que servem para acelerar o metabolismo.
15 – Banana
Queridinha de dietas (e da saúde) com muito potássio, fibras, magnésio, vitamina B6 e C.
16 – Morango
Excelente para impulsionar o metabolismo, além de ser antioxidante e anti-câncer.
17 – Figo
Seja secos ou frescos, são ricos em fibras e minerais. Preenchem o estômago por um longo tempo. Cuidado com a versão seca (um pouco mais rica em calorias) devido ao alto teor de açúcar.
18 – Maçã
Com fibras e vitamina C de sobra, essa fruta ajuda a queimar gordura da barriga. De acordo com um estudo realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mulheres que comeram três pequenas maçãs diariamente perderam mais peso do que as mulheres que não comeram.
19 – Limão
Não há dúvida de que o limão é uma das melhores frutas. Portanto abuse da água de limão, que é uma bebida energética natural, contém muitos eletrólitos, desintoxica, com vitamina C e fibras.
20 – Kiwi
Contém o dobro da vitamina C do que o limão! Além disso, é rico em fibras e pobre em calorias. Então se joga!
21 – Abacate
Apesar de ser rica em gordura e calorias, contém muitos ácidos graxos essenciais e fibras, combinação perfeita para aumentar o metabolismo. Ao invés de colesterol, gorduras trans e saturadas, o abacate possui a gordura monoinsaturada, que acelera o metabolismo. E isso não é tudo. A fruta cremosa também é recheada com antioxidantes que matam os radicais livres.
22 – Melão
Carregam muita água – um acelerador natural do metabolismo – o que ajuda a desintoxicar e hidratar o corpo.
23 – Goji Berry
Uma fonte de proteína completa, com 21 minerais e 18 aminoácidos diferentes. Estudos publicados nos últimos anos citam benefícios contra várias doenças. Além de ser fruta anti-envelhecimento por excelência, dá um gás nos níveis de energia, ajuda na digestão e na perda de peso.
Carnes, peixes e frutos do mar
Se você quer ganhar músculos, perder peso e acelerar o metabolismo consuma alimentos ricos em proteínas magras. Os melhores são certamente os peixes e frutos do mar.
24 – Peru
O peru é a melhor alternativa ao frango. Esta carne é magra e contém muita proteína.
25 – Frango
É um impulsionador de metabolismo saboroso. Baixa em calorias e colesterol, especialmente o peito de frango.
26 – Salmão
Excelente para acelerar o metabolismo e manter cérebro e coração saudáveis. Está entre as melhores fontes de óleo de peixe que contêm muitos ácidos graxos (ômega-3).
27 – Atum
É uma bomba de proteína que contém pouquíssimas calorias.
28 – Sardinha
Oferece as mesmas vantagens que seus parceiros do mar, mas também é uma fonte natural da coenzima Q-10, que atua sobre o metabolismo energético, transformando os nutrientes em energia para as células.
29 – Ostra
São uma das melhores fontes alimentares de zinco, considerado um mineral vital para a saúde da tireóide. Um estudo descobriu que pessoas obesas que consomem 30 miligramas de zinco por dia – o equivalente a apenas seis ostras cruas – melhoraram o IMC (Índice de Massa Corporal), perderam peso e mostraram melhorias nos níveis de colesterol no sangue.
30 – Marisco
São fontes deliciosas e populares de dois nutrientes auxiliares do metabolismo: zinco e ferro. E também contribuem para o crescimento muscular e a queima de gordura.
Grãos, cereais e sementes
Ricos em minerais, vitaminas, gorduras saudáveis e até proteínas. No entanto, são bastante calóricos, por isso são ótimos para petiscar!
31 – Nozes
Ricas em ômega 3, reduzem o acúmulo de gordura abdominal. Duas unidades por dia bastam para você se aproveitar desse benefício. Também são fontes de proteínas que satisfazem por tempo prolongado.
32 – Pistache
O pistache tem menos calorias por unidade do que qualquer outra oleaginosa – entre 3 e 4. Por conter uma alta quantidade de potássio, ajuda a reduzir o famoso hormônio do estresse, o cortisol.
33 – Amêndoa
Além de ser rica em nutrientes, 12 unidades têm menos de 100 calorias. O ideal é consumir essa porção ao longo do dia durante o café, lanche da tarde e até mesmo antes de dormir. Uma ótima opção para quem não come carne.
34 – Arroz Integral
Quatro colheres de sopa bem cheias de arroz integral todos os dias é a medida recomendada para reduzir a gordura e dar aquela enxugada na barriga. O segredo está no seu teor de fibras. Quanto mais, menor é a quantidade de glicose e lipídios absorvidos.
Outros alimentos termogênicos
35 – Massa
Sim, a massa pode realmente elevar sua taxa metabólica. Contanto que você opte pelas versões integrais, que estabilizam os níveis hormonais e o açúcar no sangue. Isso resulta em um metabolismo mais estável e rápido.
36 – Chocolate
Lembra lá no começo do post quando falamos que os doces faziam parte dos alimentos para acelerar o metabolismo?!
Dá só uma olhada na descoberta:
Em um estudo conduzido por pesquisadores suíços e alemães, participantes sortudos comeram cerca de 45 gramas de chocolate amargo diariamente por duas semanas. Eles apresentaram níveis mais baixos de hormônio do estresse e um metabolismo mais regulado do que o outro grupo.
Segundo os cientistas, os flavonóides – substâncias químicas presentes no cacau – desempenham um papel na regulação do metabolismo, aliviando o estresse que pode fazer com que seus motores de queima de gordura continuem frenéticos.
Mas não pense que essa é uma licença para você enfiar o pé na jaca, atenção: estamos falando de pequenas quantidades de chocolate amargo de alta qualidade.
37 – Queijo
Há quem duvide, mas o queijo é um alimento repleto de vitamina D, proteína e cálcio, que pode promover a perda de peso porque ajuda a manter a massa muscular, estimula o metabolismo, colaborando na queima de calorias com mais eficiência ao longo do dia. Combinado a lanches ricos em fibras mantém a saciedade por longos intervalos.
38 – Azeite de oliva
Oriunda da dieta mediterrânea e comprovadamente um dos alimentos mais saudáveis e eficientes para perda de peso. A versão extravirgem é rico em gorduras insaturadas e antioxidantes.
39 – Óleo de coco
Além do ômega-9 e vitamina E, é um potente antioxidante. Possui o Triglicerídeo de Cadeia Média (TCM), que não é armazenado como forma de gordura por ser facilmente absorvido pelo intestino, por isso obriga o organismo a utilizar a gordura acumulada como fonte de energia.
40 – Manteiga de amendoim
Bastante calórico, mas com muitos ácidos graxos saudáveis também. Isso ajuda a manter a sensação de saciedade por muito tempo, mesmo consumindo em doses pequenas.
41 – Ovos
Um alimento super nutritivo que garantem toneladas de proteína e nutrientes. A gema é rica em calorias, então prefira a clara.
42 – Mostarda
Cientistas do Instituto Politécnico de Oxford, na Inglaterra, descobriram que comer uma colher de chá de mostarda pode aumentar o metabolismo em até 25% por várias horas após a ingestão. Os benefícios estão relacionados aos isotiocianatos de capsaicina e alilo, responsáveis pelo seu sabor característico.
43 – Vinagre
O vinagre não vai bem só em saladas, mas também “ativa” genes que liberam proteínas que quebram a gordura. Em um estudo com 175 homens e mulheres japoneses com sobrepeso, os pesquisadores descobriram que os participantes que tomavam uma ou duas colheres de sopa de vinagre de maçã diariamente por 12 semanas reduziram significativamente o peso corporal, o IMC (Índice de Massa Corporal), a gordura visceral e a circunferência da cintura.
44 – Pimenta
Você já suou depois de comer um prato picante? Isso é “culpa” da especiaria, que contém capsaicina, um composto comprovado e muito utilizado para elevar o metabolismo.
45 – Whey Protein
Opção atraente para vegetarianos e veganos, por não consumirem proteínas de carnes magras e peixes. A proteína em pó é uma maneira fácil e rápida para manter o metabolismo elevado. Mas só use com a indicação de um nutricionista esportivo.
Dicas extras
A maioria dos alimentos pode ser consumida crua, mas não tenha receio de cozinhar refeições deliciosas. Só antes de apostar em combinações malucas e consumir em excesso, procure um profissional da Nutrição para planejar sua dieta!
Deu para perceber que ter um estilo de vida saudável e conquistar aquele corpinho tão desejado é só querer, não é mesmo?!
A nossa lista de alimentos para acelerar o metabolismo é longa e saudável! Mas se você conhece algum que ficou de fora, conta pra nós nos comentários ??
CRÉDITO FOTOS: Divulgação