Dicas para correr no inverno

19 de junho de 2023

Saiba mais como se preparar para treinar corrida nesta época de frio intenso.

Tempo de Leitura: 4min17seg

Leia Ouvindo: Dance The Night – Dua Lipa

As temperaturas baixaram bem e o início oficial do inverno é na próxima quarta-feira, dia 21/06, ou seja, sua rotina de treinos de corrida precisa se adequar a isso e, agora não é hora de parar, afinal, constância é a chave para excelentes resultados.

Cada corpo reage de uma forma às baixas temperaturas, tem até quem goste mais de treinar nesta época do ano, porém, sabemos que em dias assim, os músculos ficam mais contraídos e o corpo demora mais aquecer e, consequentemente, deixa o corpo com mais dificuldade de alongar e propenso a lesões.

Por isso, nesta época do ano, são necessários alguns cuidados especiais, a fim de manter os treinos de corrida em dia e sem prejudicar o seu corpo. Anote aí!

01 – Planejamento

Se você vai realizar o seu treino de corrida pela manhã, deixar tudo preparado na noite anterior é um facilitador, afinal, quanto menos barreiras sua mente precisar enfrentar, mais fácil será para sair de casa. Outro exemplo, se vai correr na academia depois do trabalho, não passe em casa antes, deixe o que for preciso para o treino na bolsa e vá direto.

02 – Roupas adequadas

Já que falamos em deixar preparado o que for preciso para realizar o treino, não podemos deixar de citar a importância de utilizar roupas adequadas no inverno. O mais recomendado é usar uma blusa térmica e corta-vento por cima, pois é um casaco leve e, caso seja necessário, se aquecer muito, pode amarrá-lo na cintura, sem atrapalhar o treino.

03 – Acessórios

Durante a corrida, o fluxo sanguíneo se concentra na região central do corpo, sendo assim, no inverno é fundamental proteger as extremidades, pois as mesmas ficam mais suscetíveis a problemas circulatórios. Para isso, alguns acessórios podem ajudar:

– Orelhas: é fundamental proteger as orelhas nestes dias de frio mais intenso, muitas pessoas optam em utilizar a bandana, entre o pescoço e as orelhas; ou também pode ser uma faixa ou touca, que é bem comum.

– Mãos: para proteger esta parte do corpo, já existem luvas respiráveis e próprias para corrida. Se for correr em uma região muito fria, opte pelas luvas sem separação dos dedos, pois assim, a troca de calor entre os dedos é favorecida.

– Pernas e braços: é muito comum o uso de manguitos ou canelitos para proteger estas regiões, alguns modelos, inclusive, são também compressores musculares, o que é ótimo para estes dias de frio mais intenso. Proteção nunca é demais.

– Pés: Opte por meias de cano mais longo, a fim de proteger também o tornozelo e, evite meias de algodão, para não ter bolhas. Existem meias de matéria especial e que são quentes, perfeitas para o inverno.

04- Não pule o aquecimento

O aquecimento é fundamental antes de realizar qualquer atividade física, porém, no inverno é imprescindível, pois o corpo precisa de estímulos para funcionar melhor e se preparar para a corrida. Com o aquecimento, ocorre a elevação da temperatura do corpo, o que ajuda a diminuir o risco de lesões.

05 – Hidratação

É natural que o inverno chegue e a ingestão de água diminua, por isso, redobre a atenção à hidratação, afinal, manter o seu corpo hidratado influencia diretamente no seu rendimento de corrida.

6 – Proteja a pele

Mesmo nos dias frios, os raios solares podem chegar até a pele, com menos intensidade, é claro, porém, eles estão ali. Não deixe de usar protetor solar e hidratante, para não ressecar a pele. O uso de viseiras e bonés também é indicado, quando o sol estiver mais evidente.

Anotou tudo?! Então, vamos deixar mais uma dica extra super especial, a Zero Açucar conta com peças específicas para corrida. A linha Run é uma collab com a Valery Mello e, apresenta peças funcionais, modelagens adequadas e tecnologias que proporcionam benefícios e melhor performance nos seus treinos. Conheça e arrase neste inverno.