DICAS PARA UMA ROTINA MAIS LEVE E PRODUTIVA

27 de agosto de 2020

Você sabia que dá para ser produtivo e ainda assim aproveitar os momentos leves e divertidos da vida?

Tempo de leitura: 3min40seg
Leia ouvindo: Chuva – Falamansa

Muito se tem falado sobre desenvolvimento, performance e, principalmente, produtividade! E, na onda de garantir os dias mais produtivos de todos, muita gente tem se esquecido de que a vida também precisa ser leve e prazerosa. Desempenhar diversas funções com excelência acabou se tornando uma competição. E, para não te deixar entrar nessa, hoje vamos trabalhar com algumas dicas para uma vida sim produtiva, mas também muito leve.

Vamos começar entendendo o real conceito da palavra “produtividade”. Quando falamos de alguém produtivo, falamos de alguém capaz de produzir, não somente em quantidade, mas também em relação à qualidade daquilo que é produzido. Logo, a palavra nada mais é do que a capacidade de gerar algo através de uma ação.

A partir desse conceito já começamos a diferenciar alguns padrões que estão sendo impostos através da palavra, que muitas vezes nos parece demandar muitas horas de trabalho e muito trabalho realizado, mas não! Tudo o que você produz, em um ou dez horas, partiu de momentos seus de produtividade.

Agora, vamos às dicas:

1. Organização

Às vezes, não é o volume de coisas que temos para fazer que nos assusta, ou nos impede de entregarmos tudo no prazo, mas sim a falta de organização. Por isso, tire um tempinho, logo no começo da semana, para colocar no papel e, em ordem de prioridade, tudo aquilo que você tem para fazer. Assim, não precisa ficar se preocupando com ter esquecido algo, ou realizar atividades com urgência que, na verdade, você poderia ter deixado para depois.

2. Pico de produtividade

Cada pessoa vai ter um período, ou intervalo de horas, em que está mais disposta e mais propensa a realizar as atividades com facilidade. Logo, procure identificar qual é este seu pico de produtividade e faça aquilo que demanda mais esforço e dedicação neste momento, deixando as coisas mais simples para o restante do dia.

3. Descanso

Sem um corpo e uma mente descansadas, a probabilidade do seu rendimento diminuir é muito maior. Por isso, dê a atenção devida à quantas horas você tem dormido por noite e, principalmente, se quando você cansa, você para e descansa, ou continua, extrapolando assim os seus limites. Muitas vezes é melhor  parar para relaxar por meia horinha, e voltar com gás para realizar uma atividade de forma eficiente, do que ficar horas tentando realizar aquela atividade sem obter sucesso.

4. Momento de lazer

Os momentos de lazer relaxam a mente, nos proporcionam novas experiências e tudo isso colabora para que tenhamos mais disposição e, até mesmo, criatividade. Mas, na correria do dia a dia, o lazer acaba ficando em segundo, terceiro, décimo… plano! A dica é colocar na sua agenda da semana, como prioridade, alguma atividade que você gosta de fazer, e não que faça por obrigação.

5. Metas

As metas são importantes para sabermos onde queremos chegar, mas elas precisam ser viáveis! Separe suas metas entre as a curto e as a longo prazo. Assim, você sempre terá algumas conquistas para comemorar. Outro detalhe importante é cuidar e identificar se suas metas foram criadas por e para você, ou por outras pessoas para você.

Tente encaixar essas dicas na sua rotina e fique atento às mudanças. Você produz todos os dias e dentro dos seus limites, com suas habilidades, não se compare com os outros e foque em ter uma vida em equilíbrio, onde você produz, descansa e se diverte!