O Dia das Mães além das comemorações

5 de maio de 2020

Entenda porque este dia passou a ser comemorado e como a sua origem continua totalmente ligada ao papel das mães na sociedade até hoje.

Vamos começar essa história lá pelos Estados Unidos, onde as mães ganharam um dia para chamar de “seu”. A data surgiu em homenagem a Ann Jarvis, uma ativista que dedicou a sua vida a diversos projetos sociais. Um deles reunia um grupo de mães, que tinham como objetivo em comum, garantir o bom convívio entre as famílias de soldados que lutaram em lados diferentes durante a Guerra Civil Americana. Quando Ann Jarvis morreu, sua filha, Anne Jarvis, resolveu criar então o “Dia das Mães” para homenageá-la. Isso aconteceu no começo do século XX.

Com a popularização da data nos Estados Unidos, outros locais do mundo começaram a comemorar também. Aqui no Brasil a data foi oficializada na década de 1930.

O surgimento do Dia das Mães diz muito sobre o papel delas na sociedade até hoje, pois, assim como Ann Jarvis, as mães carregam em sua natureza um instinto muito forte para cuidar do outro, não limitando estes cuidados apenas aos seus filhos.

A Zero Açúcar tem seu quadro formado por uma representatividade feminina muito grande e, valoriza a força e as ações realizadas por todas as mães no nosso dia a dia. Neste momento que estamos vivendo, isso se evidencia ainda mais com mães que deixam seus filhos em casa para estar na linha de frente do combate ao novo Coronavírus; mães que estão conciliando o trabalho em casa com a nova rotina dos filhos que estão sem ir à escola; mães que seguem trabalhando e movimentando a economia e mães que estão se unindo para apoiarem umas às outras.

Viu só como essa data tem um peso muito maior do que o valor comercial? Por isso, nosso convite para vocês nesse Dia das Mães é que avalie mais do que o presente que você pretende dar a ela, e pense no quão as mães têm um papel de extrema importância em nossas vidas, pessoalmente e socialmente!